quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Carmona


Introdução


Arbusto de folha perene, que floresce durante todo o período de calor. Suas flores são brancas e pequenas em forma de estrela. Algumas sub-espécies produzem frutos pequenos que ao amadurecer adquirem uma bonita cor vermelha. Suas folhas possuem uma cor verde escura muito brilhante.
                                Flor da Carmona                                             Frutos e folhas


Clima: É uma das melhores espécies para quem tem pouca incidência de luz solar direta ou queira cultivar seu bonsai no interior, no entanto a exposição solar aumenta a produção de flores e frutos, além de favorecer seu crescimento e densificação da copa.

Rega: Como a maioria das plantas frutíferas, a carmona é uma planta com consumo elevado de água, porém deve-se atentar ao fato do substrato ficar encharcado. A permanência de alta umidade no substrato favorece o aparecimento de fungos e o apodrecimento das raízes.

Transplante: Deve-se providenciar a troca de terra da Carmona a cada dois anos, tomando cuidado de nunca lavar as raízes e podar no máximo 40 % das raízes.

Manutenção: A poda de manutenção da Carmona pode ser feita facilmente com uma tesoura afiada cortando-se os galhinhos que saem da silhueta, cuja melhor forma da copa é a  triangular. É muito importante a manutenção na  limpeza das folhas e flores ressecadas. O corte dos brotos novos que surgirem perto das raízes ou galhos novos em competição com galhos maiores já existentes devem também ser eliminados.

Modelagem: A Carmona é uma planta de fácil modelação podendo ser aramada duas vezes no ano de acordo com sua necessidade: aramar no mês de fevereiro e retirar os arames no mês de Abril; Aramar no mês de Setembro e retirar os arames no mês de novembro. Nunca se deve deixar os arames por mais de 8 semanas. Se os arames estiverem penetrando na casca tire-os imediatamente.


Obs: As Podas mais drásticas devem ser feitas no final do inverno. A Carmona brota com facilidade na madeira velha e suporta muito bem, Graças a sua brotação intensa, podas drásticas. 
Exemplares:




Nenhum comentário:

Postar um comentário